Manual do comprador


 

1) Quando receberei minha via do contrato? 

Resposta: No dia da assinatura do contrato, cliente recebera uma via original devidamente assinada pela empresa.


2) Por que devo pagar os emolumentos? 

Resposta: Os emolumentos são destinados às despesas com o registro do seu contrato em cartório e averbação na Prefeitura, tornando público seu compromisso.


3) Quando é o vencimento das minhas parcelas? 

Resposta: Você escolherá a data que melhor lhe convier na assinatura do contrato. As parcelas terão vencimento na mesma data dos meses seguintes.


4) Onde e como devo pagar minhas parcelas? 

Resposta: Todo mês será enviado via Correspondência ou correio eletrônico, o boleto bancário correspondente à parcela daquele mês. Este poderá ser pago em qualquer casa lotérica ou agência bancária, perto da sua residência ou trabalho.

 

5) Até quando devo esperar para receber meus boletos? 

Resposta: Normalmente o prazo máximo para que eles cheguem é de até 03 (três) dias antes do vencimento, caso você não receba dentro deste período, entre em contato com a Financial, matriz ou filiais.


6) O que devo fazer se não receber o boleto? 

Resposta: Procure imediatamente a Financial, onde poderá retirar uma 2ª via de seu boleto. Certifique-se que seu cadastro está atualizado. Pode ocorrer dos Correios não localizarem o endereço, ou pode também acontecer de ao entregar o documento em lugar aberto, o mesmo possa ser extraviado. Para tanto aconselhamos manter uma caixinha de correio fechada para evitar extravios.

OBS.: Em alguns casos a falha na entrega da cobrança se deve ao fato do endereço não possuir a identificação correta, aparecendo apenas como quadra e lote. Conforme a Portaria dos Serviços Postais de nº 311 de 18 de Dezembro de 1998, art.4º, a distribuição em domicílio será garantida quando atendidas as seguintes condições:

I - os logradouros (ruas) estejam oficializados junto à Prefeitura Municipal e possuam placas identificadoras;

II - os imóveis possuam numeração idêntica oficializada pela Prefeitura Municipal  e caixa receptora de correspondência, localizada na entrada.

Em caso de mudança, informar a Financial por escrito, a atualização de endereço.


7) Se eu quiser antecipar minhas parcelas terei algum desconto? 

Resposta: Sim, você terá a bonificação (desconto) prevista em seu contrato sobre as parcelas antecipadas, ou seja, pagando-a ANTES do vencimento. Em nenhuma hipótese será concedido desconto para pagamento na data do vencimento, mesmo que este ocorra após feriados e finais de semana.


8) Eu posso pagar o lote em menos meses? 

Resposta: Sim. Você pode antecipar quantas parcelas quiser, reduzindo assim o prazo de pagamento e se beneficiando do desconto previsto em contrato.


9) Existe possibilidade de ter algum desconto no pagamento das parcelas em ATRASO? 

Resposta: NÃO.

 

10) Quanto pagarei de acréscimo caso atrase meus pagamentos? 

Resposta: Será cobrada multa de 2% (dois por cento) por atraso, acrescidos de juros de mora fixados segundo a taxa que estiver em vigor para pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional e atualização monetária "pró rata tempore" com base no Índice que reflita a inflação diária.


11) Como será o reajuste das minhas parcelas? 

Resposta: Serão reajustadas mensalmente com base na variação do INCC/FGV (Índice Nacional da Construção Civil), que é um Índice que reflete os custos dos insumos necessários à execução do loteamento. Todo mês é divulgado o percentual da inflação para essa categoria. Esse percentual será aplicado na parcela a cada mês. Exemplo: Suponhamos que o valor de sua parcela no mês passado era de R$100,00 e que o Índice do mês seja 1% (um por cento), então atualizaremos sua parcela por este Índice, ou seja, ela será atualizada para R$101,00.

 

12) Quanto aumentará minha parcela por mês? 

Resposta: Não tem como prever o aumento fixo, já que o índice usado para reajuste tem como base a inflação mês a mês.


13) Podem ocorrer "diferenças de parcela"? Quando isto poderá ocorrer? 

Resposta: Sim. Quando o agente recebedor (casas lotéricas ou agências bancárias) receber valor inferior ao devido.

 

14) Como posso localizar o terreno que comprei? 

Resposta: No ato da venda, o Corretor de Imóveis deve lhe mostrar a correta localização de seu lote, bem como seus marcos.

 

15) Como faço para solicitar a ligação de água e luz no terreno? 

Resposta: Deverá solicitar direto à concessionária de energia e água, levando a proposta de compra ou contrato e documentos pessoais.


16) O que devo fazer antes de construir no terreno? 

Resposta: Deverá certificar-se que irá construir no lote correto, através do mapa (anexo à proposta), verificando os marcos divisórios  corretamente.

O lote tem seus limites demarcadas com marcos de concreto cravados no terreno. Caso o comprador tenha dificuldade em localizar seu terreno deve consultar no mapa anexo à proposta e contratar técnico qualificado antes de começar a construir. Antes de construir, solicite o alvará de construção junto a Prefeitura Municipal. Deve-se observar que a Prefeitura só expedirá o Alvará depois de averbado o contrato.


17) Quem deve pagar o IPTU?
 

Resposta: A responsabilidade é do comprador, que assumirá o IPTU a partir do momento que adquirir o lote; caso o cliente não receba o carnê de seu IPTU, deverá solicitar junto à Prefeitura Municipal local, mesmo que ainda esteja em nome do(a) Vendedor(a).

 

18) O que devo fazer se quiser transferir o terreno para outra pessoa? 

Resposta: Caso queira transferir o terreno para outra pessoa, deverá procurar a Financial , para obter as devidas orientações.

 

19) O que pode acontecer se eu vender meu lote e não fizer transferência legal? 

Resposta: Você pode ser responsabilizado por atos do novo comprador, como débitos de impostos, tarifas de serviços públicos e cobranças de prestação em atraso. Em caso de dúvidas, procure a Financial .

 

20) Caso o titular venha a falecer, como deverão proceder os sucessores, em relação à compra do imóvel? O que fazer se o mesmo já tiver sido vendido à terceiro, mas não tiver efetivado a transferência legal?

Resposta: Deverá dar continuidade aos pagamentos e providenciar o inventário. A Financial  nada poderá fazer sem autorização legal.

 

21) Quando terei a escritura em meu nome? 

Resposta: Após a quitação do terreno, o comprador terá até 30 (trinta) dias para retirar a AUTORIZAÇÃO DE ESCRITURA em seu nome junto à Financial sem nenhum custo. Com esta autorização deverá dirigir-se ao cartório pra realizar a escritura definitiva. Após o prazo acima deverá ser verificado o custo na Financial .

 

22) Posso escriturar o imóvel em nome de outra pessoa? 

Resposta: Para qualquer transferência de titularidade é necessário a apresentação da respectiva Cessão de Direitos constituída legalmente junto a Financial, mediante tal documento será fornecida a autorização de escritura.

 

23) Quem pagará a escritura no Cartório? 

Resposta: O custo da escritura e respectivos tributos são de inteira responsabilidade do comprador. Não se esqueça de solicitar a averbação na prefeitura local.

 

24) Quando tiver alguma dúvida, o que fazer? 

Resposta: Entre em contato com a Financial no horário comercial ou através do site www.financial.com.br, que estaremos à disposição para auxiliá-lo.