Manual do Comprador

1) Quando receberei minha via do contrato?
No dia da assinatura do contrato, cliente recebera uma via original devidamente assinada pela empresa.

 

2) Por que devo pagar os emolumentos?
Os emolumentos são destinados às despesas com o registro do seu contrato em cartório e averbação na Prefeitura, tornando público seu compromisso.

 

3) Quando é o vencimento das minhas parcelas?
 Você escolherá a data que melhor lhe convier na assinatura do contrato. As parcelas terão vencimento na mesma data dos meses seguintes.

 

4) Onde e como devo pagar minhas parcelas?
Todo mês será enviado via Correspondência ou correio eletrônico, o boleto bancário correspondente à parcela daquele mês. Este poderá ser pago em qualquer casa lotérica ou agência bancária, perto da sua residência ou trabalho.

 

5) Até quando devo esperar para receber meus boletos?
Normalmente o prazo máximo para que eles cheguem é de até 03 (três) dias antes do vencimento, caso você não receba dentro deste período, entre em contato com a Financial, matriz ou filiais.

 

6) O que devo fazer se não receber o boleto?
Procure imediatamente a Financial, onde poderá retirar uma 2ª via de seu boleto. Certifique-se que seu cadastro está atualizado. Pode ocorrer dos Correios não localizarem o endereço, ou pode também acontecer de ao entregar o documento em lugar aberto, o mesmo possa ser extraviado. Para tanto aconselhamos manter uma caixinha de correio fechada para evitar extravios.

OBS.: Em alguns casos a falha na entrega da cobrança se deve ao fato do endereço não possuir a identificação correta, aparecendo apenas como quadra e lote. Conforme a Portaria dos Serviços Postais de nº 311 de 18 de Dezembro de 1998, art.4º, a distribuição em domicílio será garantida quando atendidas as seguintes condições:

I – os logradouros (ruas) estejam oficializados junto à Prefeitura Municipal e possuam placas identificadoras;

II – os imóveis possuam numeração idêntica oficializada pela Prefeitura Municipal  e caixa receptora de correspondência, localizada na entrada.

Em caso de mudança, informar a Financial por escrito, a atualização de endereço.

 

7) Se eu quiser antecipar minhas parcelas terei algum desconto?
Sim, você terá a bonificação (desconto) prevista em seu contrato sobre as parcelas antecipadas, ou seja, pagando-a ANTES do vencimento. Em nenhuma hipótese será concedido desconto para pagamento na data do vencimento, mesmo que este ocorra após feriados e finais de semana.

 

8) Eu posso pagar o lote em menos meses?
Sim. Você pode antecipar quantas parcelas quiser, reduzindo assim o prazo de pagamento e se beneficiando do desconto previsto em contrato.

 

9) Existe possibilidade de ter algum desconto no pagamento das parcelas em ATRASO?
NÃO.

 

10) Quanto pagarei de acréscimo caso atrase meus pagamentos?
Será cobrada multa de 2% (dois por cento) por atraso, acrescidos de juros de mora fixados segundo a taxa que estiver em vigor para pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional e atualização monetária “pró rata tempore” com base no Índice que reflita a inflação diária.

 

11) Como será o reajuste das minhas parcelas?
Serão reajustadas mensalmente com base na variação do INCC/FGV (Índice Nacional da Construção Civil), que é um Índice que reflete os custos dos insumos necessários à execução do loteamento. Todo mês é divulgado o percentual da inflação para essa categoria. Esse percentual será aplicado na parcela a cada mês. Exemplo: Suponhamos que o valor de sua parcela no mês passado era de R$100,00 e que o Índice do mês seja 1% (um por cento), então atualizaremos sua parcela por este Índice, ou seja, ela será atualizada para R$101,00.

 

12) Quanto aumentará minha parcela por mês?
Não tem como prever o aumento fixo, já que o índice usado para reajuste tem como base a inflação mês a mês.

 

13) Podem ocorrer “diferenças de parcela”? Quando isto poderá ocorrer?
Sim. Quando o agente recebedor (casas lotéricas ou agências bancárias) receber valor inferior ao devido.

 

14) Como posso localizar o terreno que comprei?
No ato da venda, o Corretor de Imóveis deve lhe mostrar a correta localização de seu lote, bem como seus marcos.

 

15) Como faço para solicitar a ligação de água e luz no terreno?
Deverá solicitar direto à concessionária de energia e água, levando a proposta de compra ou contrato e documentos pessoais.

 

16) O que devo fazer antes de construir no terreno?
Deverá certificar-se que irá construir no lote correto, através do mapa (anexo à proposta), verificando os marcos divisórios  corretamente.

O lote tem seus limites demarcadas com marcos de concreto cravados no terreno. Caso o comprador tenha dificuldade em localizar seu terreno deve consultar no mapa anexo à proposta e contratar técnico qualificado antes de começar a construir. Antes de construir, solicite o alvará de construção junto a Prefeitura Municipal. Deve-se observar que a Prefeitura só expedirá o Alvará depois de averbado o contrato.


17) Quem deve pagar o IPTU?

A responsabilidade é do comprador, que assumirá o IPTU a partir do momento que adquirir o lote; caso o cliente não receba o carnê de seu IPTU, deverá solicitar junto à Prefeitura Municipal local, mesmo que ainda esteja em nome do(a) Vendedor(a).

 

18) O que devo fazer se quiser transferir o terreno para outra pessoa?
Caso queira transferir o terreno para outra pessoa, deverá procurar a Financial , para obter as devidas orientações.

 

19) O que pode acontecer se eu vender meu lote e não fizer transferência legal?
Você pode ser responsabilizado por atos do novo comprador, como débitos de impostos, tarifas de serviços públicos e cobranças de prestação em atraso. Em caso de dúvidas, procure a Financial .

 

20) Caso o titular venha a falecer, como deverão proceder os sucessores, em relação à compra do imóvel? O que fazer se o mesmo já tiver sido vendido à terceiro, mas não tiver efetivado a transferência legal?
Deverá dar continuidade aos pagamentos e providenciar o inventário. A Financial  nada poderá fazer sem autorização legal.

 

21) Quando terei a escritura em meu nome?
Após a quitação do terreno, o comprador terá até 30 (trinta) dias para retirar a AUTORIZAÇÃO DE ESCRITURA em seu nome junto à Financial sem nenhum custo. Com esta autorização deverá dirigir-se ao cartório pra realizar a escritura definitiva. Após o prazo acima deverá ser verificado o custo na Financial .

 

22) Posso escriturar o imóvel em nome de outra pessoa?
Para qualquer transferência de titularidade é necessário a apresentação da respectiva Cessão de Direitos constituída legalmente junto a Financial, mediante tal documento será fornecida a autorização de escritura.

 

23) Quem pagará a escritura no Cartório?
O custo da escritura e respectivos tributos são de inteira responsabilidade do comprador. Não se esqueça de solicitar a averbação na prefeitura local.

 

24) Quando tiver alguma dúvida, o que fazer?
Entre em contato com a Financial no horário comercial ou através do site www.financial.com.br, que estaremos à disposição para auxiliá-lo.